quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Cardápio para uma amiga


Sempre falo dos meus queridos por aqui - alguns moram fora e outros, que ainda vivem em Belém, pouco vejo. Para não ser injusta, por força do trabalho, vejo muito os que "labutam" comigo.
Tem a Bila, minha chefa querida, que foi minha professora e ainda é minha amiga pessoal, que zarpou para Brasília. Não sem antes ganhar um megasuperultraempolgante "bota fora" oficial. Alugamos um salão, contratamos DJs, buffet e compramos muuuuuuuuuuito prosecco. Juntamos os amigos mais próximos, os que lhe são mais queridos e a festa rolou até as 5 da manhã.
Aliás, people, permitam-me dizer que há muito eu não dançava tanto... E por que não dizer que fiquei um tantinho assim "alegrinha" (também sou filha de Deus, né?)...
Mas bem antes da festa me dediquei a um pedido, ou melhor, dois pedidos especiais da Bila: fazer dois pratos que ela ama - dois clássicos do Dom Giuseppe: a linguiça apimentada cozida no vinho e consoumé de funghi porcini.
As receitas são fáceis de fazer e deliciosas - valem a pena.
Linguiça cozida no vinho

Para fazer a linguiça no vinho, você vai precisar de:
- linguiça tipo calabresa defumada;
- Vinho tinto seco
- Cebolas em pétalas
- Pimenta tabasco (*além da tabasco, utilizei pimenta rosa)
Modus Operandi:
- Cozinhar a linguiça (cortada em rodelas não muito finas), com as pétalas de cebola e o vinho até que as linguiças absorvam o vinho e fiquem bem escuras. Um pouco antes de desligar o fogo, acrescente tabasco (a gosto) e sirva. É um super aperitivo.

Já o consoumé de funghi porcini seco vai demandar mais paciência.
Funghi hidratado

Você vai precisar de:
- funghi porcini seco;
- Creme de leite;
- Queijo parmesão ralado;
- sal e alecrim a gosto.
Modus Operandi
Hidrate o funghi em água mineral por algumas horas - ele vai soltar toda a tintura, além de hidratar. Bata no liquidificador uma parte do funghi já hidratado com a própria água e leve ao fogo, em uma panela. Acrecente creme de leite e queijo parmesão ralado. Mexa vigorosamente com um fouet. Bata a outra parte do funghi (mas bata menos e deixe alguns pedaços de funghi) com o restante da água, acresecente à panela e mexa. Quando estiver bem quente, acrescente um pouco de alecrim. Acerte o sal (cuidado com a quantidade por conta do parmesão) e sirva em tacinhas, com crouton.
pimenta rosa + alecrim = bela dupla.

Nenhum comentário: