quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O miojo que salva paladares


Já tem algum tempo - creio - que li numa dessas revistas especializadas, chics, sobre Gastronomia, uma matéria p-e-r-f-e-i-t-a sobre o macarrãozinho tipo miojo. Nela, grandes chefs de cozinha (brasileiros e estrangeiros) declaravam o amor e aquele sentimento de lar (olha aí a comfort food, gente!) que o miojo lhes proporcionava. Para meu espanto, não eram receitas complexas, muito ao contrário, grande maioria desses chefs optou por fazer o miojo do modo tradicional, seguindo instruções. Adoro supermercados, gosto de fazer compras e observo com alguma curiosidade como ampliou a gama de sabores e texturas dos miojos - há desde os tradicionais (com caldo de carne ou frango, por exemplo) até os mais metidos, como queijo cheddar ou churrasco.
Admito, sem medo de parecer prosaica, de gosto pequeno: gosto de miojo. Do mais simples: de caldo de carne. Não gosto dos metidos. Com muito azeite de oliva, no máximo e caldo, caldo é imprescindível. Comer com garfo e tomar o caldo ao final, em uma caneca fumegante.
Vai um miojo com muito azeite aí?

Gosto de miojo. Minha irmã, a Mari, costuma dizer que "miojo salva vidas" e ela não abre mão de incluir na lista do super muito miojo e cup noodles.
Há muito tenho desejado construir um post completo, grande mesmo sobre esse macarrãozinho. Ainda hei de fazê-lo, com calma - a exemplo dos meu post sobre as comidas de boteco.
Por ora, divido com vocês um comentário muito bacana de um "sócio" deste blog:
Lorena,

"para saciar esta fome, aluga o filme, TAMPOPO OS BRUTOS TAMBÉM COME SPAGUETTI --- dificil de encontrar mas é considerado pelos especialistas o melhor fime sobre gastronomia , apesar de A festa de Babette ser erroneamente citada como ...
dizem que a moda agora no sul maravilha ,Sampa , são os restaurantes de lamén ...pois então... o filme que é em preto e branco conta exatamente a historia de um restaurante destes no japão.Imperdivel..
abraços
Pedro Rui"

Para apetecer-nos mais ainda, eis um pedacinho do filme, que pesquei do Youtube:

Nenhum comentário: