quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bragança e suas cenas



Foi o destino da última quinta-feira. No Nordeste paraense, a 210 km da capital, Belém, Bragança é uma cidade deliciosa, em todos os sentidos. Não foi minha primeira vez por lá, mas cada vez que vou, sempre tem algo que me encanta.
Fui a trabalho, é bem verdade, o que não foi impedimento para conhecer (mesmo) a vida gastronômica da cidade, que aliás tem como padroeiro o Bené (olha lá a dita intimidade com os santos da casa...) - São Benedito.

Bené em todos os cantos

O melhor restaurante da cidade, na minha opinião, é uma mescla de bar/restaurante. Falo do Bemquerença (assim mesmo, aglutinado, uma corruptela do Bem querer, ou "bem querência", em um português mais coloquial), na praça principal, bem na lateral da Igreja de São Benedito.


Caipirinha "atômica" do Bemquerença. O garçom me jurou que era de morango...


A casquinha (ultra generosa, não acham?) de caranguejo do Bemquerença.


Um pedacinho da fachada da Igreja do Bené...


Eu estava com um desejo louco de comer caranguejo e foi só o que fiz nos 4 dias em que fiquei por lá... Casquinha de caranguejo, caranguejo toc-toc, sopa de caranguejo, bolinho de caranguejo, caranguejo tirado com muito limão e cheiro verde, vinagrete de caranguejo... Taí algo de que nunca me canso: caranguejo.
Ainda não tinha resolvido o problema com minha câmera digital (o que já está solucionado), portanto tive que utilizar a câmera VGA do celular... As fotos ficaram estranhas, mas enfim, o que vale é a intenção.

Museu de Arte Sacra de Bragança


Ah, permitam-me dizer que depois do caranguejo, minha paixão é a tapioca e suas modalidades, devidamente exploradas no café da manhã...

Café com rosquinha de caranguejo. Merece destaque o mamão atômico (culpa da câmera do celular...)


Detalhes de hotel, o Solar do Caeté





A vista do hotel


2 comentários:

Bruna disse...

que fofo esse hotel! gostei.

Lorena Filgueiras disse...

O hotel é simplesmente delicioso, Bruna. Beijocas.