terça-feira, 30 de junho de 2009

O bolinho de bacalhau da Maria Lúcia


Já contei que AMO comidinhas de boteco?
Estou preparando um post inteirinho sobre as melhores comidinhas de boteco que já comi em toda minha vida. Deduzam que estou investindo uma grana preta nisso, além de finais de semana inteiros e, para minha tristeza, horas de degustação... Em antecipação ao post, coloco aqui a receita do MELHOR bolinho de bacalhau que já degustei. Não é uma receita de boteco - é uma receita da minha amada Maria Lúcia, essa avó que transformava a cozinha em uma reunião gastronômica.

Ingredientes
· 500 g de bacalhau salgado desfiado
· 600 g de batata
· 1 colher (sopa) de salsinha picada
· 1 colher (sopa) de coentro picado
· 1 cebola picadinha
· 2 ovos
· Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
· 2 xícaras (chá) de farinha de rosca
· 3 claras
· Óleo para fritar

Modo de preparo
1. Ponha o bacalhau de molho em água fria por uma hora. Troque a água uma vez durante esse tempo. Escorra a bacalhau e transfira-o para uma panela. Cubra com água e cozinhe em fogo baixo por três minutos. Retire o bacalhau e reserve o caldo.
2. Embrulhe o bacalhau em um pano de prato e faça movimentos para a frente e para trás, até o bacalhau ficar em fios. Ponha em uma tigela e junte a salsinha, o coentro. Reserve.
3. Cozinhe as batatas em rodelas no caldo do bacalhau reservado e passe pelo espremedor para transformar em purê. Misture o purê de batata com o bacalhau e acrescente a cebola. Tempere com a pimenta e a noz-moscada e, se necessário, corrija o sal. Incorpore os ovos inteiros e misture até formar uma massa consistente.
4. Modele os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa e passe-os na farinha de rosca e depois nas claras ligeiramente batidas. Frite aos poucos em óleo quente e sirva em seguida.
Dica: Se você usar postas de bacalhau, deixe-as de molho em água fria por mais tempo para que perca o sal.
Foto: Divulgação.

Nenhum comentário: