domingo, 28 de junho de 2009

Banana com açúcar e canela


A banana é uma das minhas frutas prediletas. Já tratei sobre elas em outro post (clique aqui) e fico encantada com a variedade de pratos e sobremesas possíveis a partir de uma fruta tão comum no Brasil. Mas banana no exterior é uma fruta meio salgadinha para os padrões brasileiros de $$$ (consumo).
Toda semana, ao fazer a feira, exageramos nas compras de banana. Não gosto de comê-las muito maduras. Gosto do estágio "levemente quase passando do ponto", momento em que vira uma comfort food e vira uma sobremesa deliciosa bem rapidinho.
As melhores variedades para esta sobremesa (ou acompanhamento de um belo filé ou roastbeef, como queiram) são a banana-maçã (umas pequeninas) ou a prata.
Descasque as bananas, corte-as no sentido do comprimento e reserve. Leve uma frigideira ao fogo. Derreta uma colher de manteiga e deite carinhosamente as bananas fatiadas. Pegue um punhado de açúcar (na mão, mesmo!) e espalhe sobre as bananas. Vire-as com cuidado para não quebrar e espalhe com os dedos outro punhado de açúcar (eu sempre uso o refinado e em pouca quantidade, para não roubar o sabor da fruta). A essa altura, a manteiga com o açúcar começam a dourar quase em ponto de caramelo. Não deixe, tá? Vire e jogue canela. Desligue o fogo e com uma escumadeira, retire as fatias de banana. Coloque em uma travessa ou leve na frigideira mesmo. Eu gosto delas assim, simples.

Mas há quem prefira acompanhá-las com uma bola de sorvete de creme. As opções, a partir do momento em que estão prontas, são infinitas!
Quer outras sugestões?
Vamos lá:
- Você pode servir essas bananas quentes sobre generosas fatias de queijo branco. Fica muito bom.
- Você pode, ainda na frigideira, ralar parmesão, tampar a frigeira e levá-la à mesa. O queijo então terá derretido e ficará perfeito.
- Ou (the best), pegue duas fatias de pão de forma, passe manteiga em ambas, deite umas duas fatias de queijo mozzarellae coloque as bananas. Leve para a sanduicheira ou um tostador de lume e retire quando estiver dourado. Uma rede de fast food faz sucesso com um sanduba desse... e não é tão bom assim...
- Por fim e não por último: compre um pacote de massa filo no super e faça um strudel de banana caramelada. Você não vai se arrepender...

Uma consideração final: a mistura açúcar + canela não tinha como dar errado, desde os primórdios, porque eram especiarias, logo o sabor era delicado. Portanto, não tem como não gostar. Enquanto eu escrevia esse post, bateu um desejo doido de comer um daqueles pretzels... Aliás, tenho a receita e qualquer dia desses colocarei aqui.

2 comentários:

Pit disse...

Eu sempre faço isso: banana, açucar e canela, no microondas mesmo, e fica 10! Aliás, deu vontade, vou já fazer! :)

Lorena Filgueiras disse...

Ah, Pit, sou uma devota do lume + frigideira. Microondas resseca muito os alimentos, mas satisfaça sua vontade.
Beijocas, Ló.