domingo, 29 de março de 2009

Arroz com mariscos


Este domingo optamos por ficar em casa: estão todos exaustos por conta da semana puxada que tivemos.
Quando decidimos sair de casa, lá pelo meio da manhã, decidimos que o melhor seria cozinhar em casa: sem estresses de fila, espera interminável por mesa e refeições e a conta... Então nos encaminhamos para o super, dispostas a fazer um rango legal.

- Eu pensei numa caldeirada.
- Caldeirada é legal. Topo.

- Por que a gente não faz casquinha de caranguejo?
- Mas só a casquinha?
- É... Só a casquinha não vai dar.

Em meio aos filés de peixe congelados, caranguejo, mexilhões, veio o cardápio definitivo: casquinha + arroz com mariscos. Coloquei no carrinho (anote aí, mas não se atenha às quantidades). Fiz tudo no "olhômetro".

Para o arroz:
- Mexilhão;
- Camarões rosa;
- Lula (nã, não o presidente);
- Kani.

* Não vou me ater à receita da casquinha, porque a irmã cuidou disso.

Mãos a obra, certo?
Numa panela antiaderente, jogue aquele fio ultra generoso de azeite, doure cebola e alho bem picadinhos. Junte o arroz (cru) e deixe por uns cinco minutinhos no fogo. Junte água já fervente. Tampe a panela.
Camarões, lulas e mexilhões limpos. Cada um numa vasilha. Regue cada um com suco de um limão, pimenta fresca moída e um pouquinho de alho. Se tiver dill, melhor.
Junte o mexilhão ao arroz e deixe cozinhar juntos.
Numa frigideira à parte, outro fiozão de azeite. Mais cebola e alho picadinhos. Também acresci cheiro verde bem picadinho. Deitei os camarões e, posteriormente, os anéis de lula. Não precisa mexer muito ou você terá mariscos endurecidos. Junte um pouco de curcuma e retire do fogo quando a lula estiver mais coradinha.
Nesse meio tempo a água do arroz (com o mexilhão) estará secando. Cortei tomates, pimentões e pimentinha verde em cubinhos e juntei ao arroz. Em seguida juntei os camarões e a lula. Tampei e desliguei o fogo.
Para levar à mesa, coloquei o arroz de mariscos numa vasilha de vidro e juntei muuuuuito kani em cubinhos - para decorar (e convenhamos, porque é bom demais).
A H2o de limão com maçã tava ultra gelada, o casquinho de caranguejo tava delicioso e o papo correu solto.

Um comentário:

Pit disse...

Ai, jisuis... adoooro arroz, avalie minha boca aqui cheia d'água vendo isso... rsrsrs... Saudade sempre, frô!