sábado, 21 de março de 2009

Arroz com Lagostins





Elas trouxeram da praia, na semana passada. O cansaço generalizado não permitiu que fôssemos para a cozinha, de modo que os lagostins só saíram do congelador hoje de manhã.
Confesso: não tenho a menor prática com esses parentes mezzo camarões mezzo lagostas. Nada que "o oráculo" não resolvesse. Fui redirecionada a um site que mostrava "n" possibilidades de fazer os lagostins.
Como cá por casa, somos apaixonados por risotos, gostei da possibilidade de inovar.

Comece limpando os bichos: há quem opte por manter as cabeças, mas... er... como todos sabem, ser chamado de "cabeça de camarão" não pode significar boa coisa, certo? A não ser que você lave as cabeças em água quente e use para fins decorativos. Calma, nada é absoluto em cozinha. Antes é melhor checar a procedência do produto, como os meus lagostins foram comprados em praia... melhor não facilitar.
Ok, mas voltando, tirei todas as cabeças e limpei, mantendo as cascas.
Juntei suco de limão, um pouco de pimenta do reino, e um tiquin de alho socado. Deixei tudo descansando e parti para o arroz.
Faça o seu risoto (vinho, um caldo de mariscos, arroz arbóreo. Em caso de dúvidas, vá seguindo o passo a passo que vem na caixa do arroz de sua escolha) e quando tiver com a água baixando, adicione os lagostins.
Desligue o fogo e tampe a panela. Deixe uns minutinhos.
Sirva quente, em seguida. Com muito (nhaaaaam) azeite de oliva (vcs já sabem da minha tara, por assim dizer, por azeite, right?).
Uma nota mental: ainda prefiro os camarões rosa...
Nota mental 2: experimente acompanhar com um espumante brut. Aí fica perfeitão.
p.s.: a foto do prato, pronto, não é minha. A fome estava maior que a disposição em fotografar... rsrsrs

Um comentário:

Pit disse...

que lindo.... imagino o quanto tava bom!!!! :)