sábado, 26 de janeiro de 2008

Quando "menos" é "mais"

mini vol-au-vents

Houve sim uma época em que achei que trabalhar com cozinha era impressionar. Mas isso foi bem no começo e, felizmente, esse conceito mudou radicalmente. Já faz algum tempo que adotei o lema "less is more" (menos é mais) e dou o maior valor às coisas simples, especialmente, valorizando o que é da terra. Claro que gostaria de usar queijo feta, amoras frescas, alho poró, sálvia fresca, champagne original entre tantos outros ingredientes, mas não dá. Há itens que vem de fora ou que são muito caros.

Enquanto pensava no que escrever, lembrei de um cardápio que elaborei para o jantar de renomado médico da terrinha. As recomendações eram de que tinha de ser tudo bem leve e gostoso. A família tinha predileção por saladas. Apostei na simplicidade de ingredientes que encontrei facilmente e tive cuidado de harmonizar tudo. Ao final da noite, recebi um telefonema super carinhoso, dizendo que os convidados tinham amado tudo.

Eis como ficou o cardápio:

Entrada: mini vol-au-vents (vende congelado nos supermercados) com creme de queijo brie e salmão defumado (mea-culpa. Foi a única extravagância do menu).

- Salada caprese: mussarela de búfala, tomates secos (e cereja) e manjericão fresco.
- Salada 2: vagens (se não tiver, vá de feijão-verde), tomates cereja, pedacinhos de queijo de minas (branco) e gomos de tangerinas (sem pele e sementes). O molho foi feito com creme de leite (light) e queijo gorgonzola.
- Salada 3: alface americana, alface roxa, camarões rosa grelhados (que estavam em vinho branco, alho, pimenta e sal) e molho agridoce de manga (corte a manga em cubinhos, leve ao fogo, em uma frigideira, com açúcar, um pouco d'água, 1/2 copo de vinho branco, sal, pimenta e curry).
- Mousse de ricota com espinafre.
- Filés de peixe grelhados, com pesto de cheiro verde.

Sobremesa: panna cotta com duas opções de calda: manga com hortelã e jambo com vinho.

Nenhum comentário: