domingo, 9 de dezembro de 2007

Sangria!

Em nenhum outro país há tamanha variedade de bebidas feitas de uva do que na Espanha. Sherry (Jerez) e montilla como aperitivos; vinho para acompanhar as refeições; malga, tarrogona e uma infinidade de outros vinhos "fortificados" para serem degustados com as sobremesas; brandies de diversos tipos tomados como digestivos ou mesmo fora das refeições, como os famosos licores Calisay e Cuarenta e três.

E como não incluir nessa vasta lista duas das mais conhecidas bebidas hispânicas? O ponche e a sangria ganharam fama em seu território de origem e também no copo de outros países. Ambas levam frutas na receita, mas a diferença entre uma e outra fica por conta do teor alcoólico. Foi nos lares mais humildes da Espanha que a sangria (foto acima) nasceu. Em pouco tempo a bebida ganhou os salões nobres por seu sabor refrescante. Invariavelmente apreciada nos "espetáculos" das touradas, por aqui a sangria é comumente servida nas festas natalinas. Laranja, maçã, abacaxi e uva são as frutas que compõem a receita típica, que só fica mesmo completa quando adicionada a tão glamouroso vinho tinto. É ele que dá o tom alcoólico da bebida. O preparo também é bem simples e a decoração confere o toque final.

Receita de Sangria

1 laranja picada
1 maçã picada
3 fatias de abacaxi picado
10 uvas sem semente cortadas ao meio
1 garrafa de vinho tinto
400ml de suco de laranja ou abacaxi
1 garrafa de soda limonada
açúcar a gosto
1 casca de laranja inteira para decorar

Modo de preparo - Misture todos os ingredientes gelados e adoce a gosto. Decore na hora de servir com a casca de laranja prendendo-a na boca da jarra. Sirva bem gelado.

Deu sede?

Nenhum comentário: