sábado, 1 de dezembro de 2007

Creme Brûlée

franceses consumiam o creme brûléé ao perfume de lavanda - uma infusão. a foto é de Mário Hollanda



Observo com alguma curiosidade como as coisas simples custam caro, quando decidimos comer fora. É o caso do creme brulée – uma sobremesa delicada, saborosa e que é super barata (barato mesmo), além de impressionar convidados.


Se você quiser servir o creme com um vinho, opte por um de sobremesa. Sugiro dois, que são de minha predileção: o Moscato D’Asti ou um Late Harvest (da Concha y Toro).


A origem do Creme Brûlée é um pouco controversa, para os espanhóis é uma variação da “crema catalana” que dizem ter surgido no século XVII, para os ingleses é uma variação do “Burnt cream” que traduzido para o francês virou “Creme Brûlée” (literalmente Creme queimado), tendo chegado na França no século XIX e ficou mundialmente famoso como uma invenção francesa

Bom apetite!

Ingredientes:
1 copo de creme de leite fresco
2 gemas de ovos (ovos grandes)
1/3 de copo de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher de essência de baunilha
6 a 8 colheres de açúcar p/ caramelizar
Modo de Preparo: Pré-aqueca o forno a 150 graus C (ou 300 F). Coloque o creme em uma panela em fogo médio, até que ferva, reserve. Em uma tigela pequena bata as gemas, o açúcar, a baunilha e o sal. (Não necessita por na batedeira). Adicione o creme aos poucos até que se misture bem, passe a mistura em uma peneira bem fina. Coloque em uma vasilha média ou em 4 pequenas e coloque para assar em banho-maria por 35 minutos. Depois de pronto leve ao refrigerador por no mínimo 2 horas. Antes de servir cubra com açúcar mascavo ou açúcar cristal, queime o açúcar com uma tocha própria ou um maçarico de cozinha até que fique caramelizado.

Nenhum comentário: