sábado, 10 de novembro de 2007

Torta de queijo cuia com goiabada

creme de queijo já dentro da massa. A forma é de fundo removível.

Depois de pronta



Noite de sexta-feira (vocês notaram que esta sexta está rendendo vários posts aqui?).
Eu ia sair com um casal de amigos. Nosso programa era certo: pizza e vinho. Mas eles me ligaram, dizendo que houve um imprevisto e deixamos para outro dia.
Gosto dos ócios criativos - e é o que sempre me acontece, toda vez que me vejo sem nada para fazer.
Propus à Marília testar uma receita: torta de queijo cuia com goiabada (não sou amante de goiabada, não, mas não posso discordar do que a maioria idolatra). Ela foi ao super fazer as compras da minha lista e quando chegou, ficamos conversando na cozinha. Esse foi o resultado (fotos).
Não sou uma mulher de medidas exatas. Gosto do meu "olhômetro".
Para a massa: trigo, manteiga (manteiga, mesmo, tá?), uma clara de ovo, 6 colheres de água gelada e meia xícara de açúcar. Misture tudo e deixe descansar por meia hora. Depois coloque em uma forma de fundo falso e asse. Quando estiver dourada, retire e reserve.
Creme de queijo: duas latas de leite condensado, uma lata de creme de leite, 1 xícara de parmesão ralado, duas xícaras de queijo cuia ralado. Bata tudo no liquidificador e leve ao forno para engrossar (cuidado, porque o queijo faz a massa ficar muito consistente e sob fervura, ela "pula"). Tem quem opte por colocar um envelopinho de gelatina sem sabor para dar firmeza. Deixe esfriar.
Coloque sobre a massa, já assada, e leve à geladeira por 4 horas.
Goiabada: corte a goiabada em pedacinhos e coloque em uma panela, com meia xícara de água. A tendência é que a goiabada vá derretendo, por conta da água fervente. Mexa e adicione umas folhinhas de hortelã e uma colher (das de sopa) de suco de limão (para quebrar o doce, mas é opcional... é que eu adoooooro limão).
Deixe esfriar e finalize espalhando o "creme" e goiabada sobre a torta já fria.

2 comentários:

Wanderley Corrêa disse...

Lo,
Se existir na prática a expressão "comer com os olhos", pode ter certeza que já estou devorei essa torta... Alguém que não me lembro quem, disse ou escreveu, que os alimentos satisfazem, primeiramente pelo olhar e depois pelo paladar. Portanto, nota 11 para essa torta.
Bjs

Lorena Filgueiras disse...

Oi Dad. Promessa: além da torta de limão, farei essa para ti, também. Ei, obrigada pela visita!!!