sábado, 27 de outubro de 2007

Sorbet


Quando comecei a trabalhar com o Fabio, no Dom Giuseppe (www.domgiuseppe.com.br), uns dois anos atrás, ele tinha acabado de desenvolver uma nova sobremesa – um sorvete de limão com sálvia. O resultado não podia ser melhor: uma sobremesa que servia para “limpar” a boca, eliminando (ou atenuando) o gosto da refeição ou alimentos mais pesados. À época, me lembro de ter comentado com ele que mais parecia um sorbet.

E eu adoro sorbets. Me lembra umas “raspadinhas” de gelo, com xarope de groselha, que eram feitas pelos meus pais, sempre aos finais de semana, numa tentativa desesperada de acalmar-entreter as crianças (nós – eu e Marília, os vizinhos, os primos, filhos de convidados).
Essa semana eu comprei uns livros de receitas, de uma coleção que está sendo vendida nas bancas e fiquei encantada com um capítulo inteiro dedicados aos sorbets. Mas, afinal, o que é um sorbet?

É um tipo de sorvete, criado pelos franceses (sempre eles!!) feito à base de água, mais macio e granuloso que os sorvetes tradicionais, não contém gordura nem gemas. Nos restaurantes europeus, é muito comum oferecer um sorbet entre os pratos, com a função de limpar o palato e preparar o paladar para a próxima iguaria. Há sorbets de todos os tipos: limão (o mais popular e indicado para a função de “limpeza”), framboesa, frutas vermelhas...

Essa é a receitinha básica do sorbet de limão. A Marília, que adora mamão, colocou uma bola dentro de um papaya e amou, portanto todas as variações são bem-vindas!

Sorbet de limão:
Ingredientes:

1 1/2 xícara de chá de água
1 xícara de chá de adoçante em pó para culinária
1 xícara de chá de suco de limão
2 claras em neve

Preparação: Ferva a água com o adoçante por 15 minutos. Deixe amornar e junte o sumo de limão. Acrescente delicadamente as claras, despeje em fôrma de alumínio e leve ao congelador por 1 hora. Retire e bata na batedeira até obter um creme. Retorne ao congelador até ficar firme. Sirva decorado com raspas de limão.

Nenhum comentário: