segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A paixão secreta de Maria Callas

Maria Kalogeroupoulos nasceu em New York, em uma família de gregos. Quem diria que aquela menina desajeitada, que usava óculos grossos seria a maior cantora lírica de todos os tempos?
Anos mais tarde nascia Maria Callas, mulher geniosa, de voz e temperamento marcantes. La Callas, a diva.
Sou apaixonada por Callas e não nego. Não pude vê-la em um palco e causa-me uma tristeza sincera (sincera mesmo!) em saber que ela partiu um pouco antes de eu nascer. Mas meu primeiro contato com Callas, foi através de Habanera (talvez a ária mais famosa de Carmem, quicá do mundo!) e imediatamente passei a devorar tudo sobre Callas, que me caía em mãos.

Ganhei de minha mãe a biografia dela, uns 10 anos atrás, e fiquei mais apaixonada. Foi quando descobri que Callas, no início da carreira, pesava mais de 120 kg!!! Sua corpulência era o que lhe dava, talvez, força vocal. Não lembro muito bem, mas acho que Callas estava prestes a entrar em um palco, quando ouviu um comentário pejorativo: "de que era muito disforme, gorda, para interpretar uma personagem de tanta delicadeza" (foi o diretor de uma casa de ópera, mas não lembro realmente os detalhes). Callas decidiu que seria uma mulher bela e assim o fez. Nem vou entrar aqui no mérito da dieta louca, que lhe garantiu uma silhueta fina, aristocrática.
Comenta-se que ela teria engolido uma minhoca viva!!
Maria Callas era mulher de paixões avassaladoras - todos criticaram-lhe quando se envolveu com o armador grego Aristóteles Onassis (que anos mais tarde a trocou por Jackie Kennedy - uma mágoa que durou até o final de seus dias, mas ela permanecia apaixonada por ele).
Falei em muitas paixões para justificar a entrada de Callas neste blog (ah, eu só queria um motivo mesmo....) e descobri uma:
'A paixão secreta de Maria Callas -Histórias, receitas e sabores' mostra um outro lado da diva da ópera,que adorava a boa mesa. Callas colecionava receitas ou pedia aosgrandes chefs da gastronomia mundial. Muitas das receitas apresentadasno livro foram manuscritas pela própria artista e as capas de seusraros livros de coleção ilustram a obra.

Encomendei o meu. Vou devorá-lo (trocadilho inevitável) e conto para vocês!

Muitas, muitas, inúmeras, inenarráveis paixões no decorrer desta semana para todos!!!!

Nenhum comentário: