sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Tomates verdes fritos e muito cinema


A partir de hoje pretendo colocar em prática uma idéia que há muito está em minha cabeça: desvendar as receitas de filmes. Explico melhor: sou cinéfila, adoro ir ao cinema (se for sozinha, melhor... aliás, depende) e tenho fascínio por filmes que tenham o enredo relacionado com a Gastronomia ou que mostrem receitas significativas. A lista vai longe: A festa de Babete, O Banquete, Simplesmente Marta, Frida, Volver, Tomates Verdes Fritos...

Pode parecer um lugar comum, mas gosto deste último filme. Quando eu o vi, pela primeira vez, há uns 15 anos, fiquei vidrada na receita.

O filme é baseado no romance Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe, de Fannie Flagg.
Para quem não sabe (e até então nem eu mesma sabia), os tomates verdes fritos compõem um prato típico do sul dos Estados Unidos. Para acompanhar, coffee (café), bem a moda americana. Eis a receita... muito saborosa.

INGREDIENTES
1/2 colher de sopa de fubá1/3 colher de sopa de óleo3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado1/2 colher de chá de pimenta-do-reino1/2 colher de chá de sal4 tomates verdes médios em rodelasde 0,5 cm de espessura3 fatias de bacon

MODO DE PREPARO:
Numa frigideira, frite o bacon em fogo médio até ficar crocante. Retire com uma escumadeira, escorra em papel-toalha, deixe amornar e esmigalhe. Acrescente o óleo à gordura que ficou na frigideira. Num prato grande, misture bem o fubá, o queijo parmesão, o sal e a pimenta. Aqueça a frigideira em fogo médio. Passe as rodelas de tomate na mistura de fubá, pressionando bem. Frite metade das rodelas por um minuto de cada lado ou até ficarem douradas e crocantes. Retire com uma escumadeira e disponha num prato coberto com papel-toalha. Frite o tomate restante e também deixe escorrer no papel. Transfira para uma travessa e polvilhe com o bacon esmigalhado. Sirva imediatamente.

Um comentário:

Aycha disse...

ok, ok, é até uma receita interessante, mas enquanto o brownie estiver na minha frente não conseguirei pensar em mais nada.