quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Pães, pães, pães!!!


Sou louca por pães. De todos os tipos, mas comi um, nesta última viagem... uma coisa de louco! Pão de linguiça... uma receita fácil.


Vamos aos ingredientes:

1 colher (sopa) de sal

4 colheres (sopa) de parmesão ralado

1 colher (chá) de açúcar

1 kg de farinha de trigo

1 e1/2 xícaras de água morna

aproximadamente50 g de fermento biológico

200 g de lingüiça calabresa defumada

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

150 g de mussarela ralada grosso


Modo de Preparo: Coloque o fermento em uma tigela funda e salpique com o açúcar. Com um garfo, amasse o fermento e o açúcar até obter uma pasta. Acrescente metade da água morna e misture. Coloque na mistura 1 xícara de farinha de trigo, misture e deixe repousar por 15 minutos.

Acrescente a farinha restante e o sal, misture bem e vá acrescentando água morna aos pouco para obter uma massa lisa e macia. Amasse por 10 minutos e coloque a massa novamente na tigela. Cubra com um pano úmido. Deixe a massa dobrar de volume por cerca de 40 minutos dependendo da temperatura do dia.

Fatie finamente a lingüiça calabresa. Amasse novamente a massa por 5 minutos, abra com um rolo formando um retângulo de aproximadamente 50x30 cm. Arrume sobre a massa a lingüiça fatiada e salpique com a mussarela e o parmesão. Enrole como se fosse um rocambole e, com a ponta dos dedos, aperte bem a emenda e as pontas. Faça um circulo com a massa unindo bem as extremidades. Coloque o pão em uma fôrma de bolo 25 cm (furo no meio). Cubra novamente com um pano e deixe o pão crescer novamente por cerca de 30 minutos.

Pré-aqueça o forno em médio. Pincele o pão com um pouco de azeite de oliva e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora. Deixe esfriar completamente para retirar da fôrma.


O que eu mudei: não resisto aos apelos do manjericão. Coloquei algumas folhas (frescas) e um pouco de sementes de papoula...

Um comentário:

Aycha disse...

Sendo alucinada por pão dificil achar uma eceita que eu não fique louca para experimentar. E essa em especial,hum....