segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Mon sacré coeur!!!!!!!

chef Pascal Barbot em seu restaurante
Foi uma mancada minha...
O badaladíssimo chef francês Pascal Barbot esteve em Belém, no meio do mês de agosto. Tinha acabado de voltar de Manaus, quando soubemos que eles estaria na city.
O rapaz é considerado um gênios e suas criações são largamente comentadas na Europa.
Barbot, considerado um dos mais talentosos chefs da nova geração mundial de cozinheiros, esteve em Belém por uma iniciativa da Paratur, Governo do Estado e Abrasel-PA e chegou no dia 2 de agosto. Antes passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo, onde participou de eventos de alta gastronomia.

Pascal Barbot veio ao país acompanhado pelo também chef Guillaume Foucault e pelo jornalista especializado em gastronomia, Olivier Frey, que escreverá reportagem para o jornal Belga Le Noir sobre a visita do chef ao Brasil.
Pascoal Barbot, 34 anos, procurou percorrer diversos países em busca de novos elementos para sua refinada cozinha. O talento de Barbot lhe garantiu, à frente do restaurante L’Astrance, as três estrelas do Guia Michelin, uma das mais elevadas honrarias do meio gastronômico e um status concedido a pouquíssimos chefs.

Ele jantou conosco, no Dom Giuseppe e preparei aquela terrine com camarões rosa. Confesso que sou estupidamente desligada com nomes e importância das pessoas e fiquei surpresa quando ele me chamou à mesa e elogiou o prato: “what a beautiful dish!” (que prato lindo!).

Outra confissão: naquele momento só respondi que estava muito feliz em receber um elogio de uma pessoa como ele...

Inacreditavelmente, minha ficha só caiu ontem.... Mon Dieu, um elogio de Monsieur Barbot!!!
Então, eis a receita da terrine. As fotos não ficaram muito boas... E por que a ficha só caiu ontem? Porque estou escrevendo uma matéria sobre o chef, para um revista da qual sou colaboradora... Ah, só para lembrá-los: esta terrine foi inspirada em uma receita semelhante da chef Sofia Bendelack (ela fez uma terrine divina de surubim defumado lá em Manaus).

Receita de terrine de camarão rosa, palmito com purê de cenoura e cream cheese com pedaços de castanhas do Pará.
Ingredientes:
- 300 gramas de camarão rosa
- ½ maço de jambu (as folhas são retiradas, bem lavadas e cozidas no vapor – importante para não perder a cor)
- 1 maço de coentro
- 1 cebola cortada finamente
- 1 tomate cortado finamente
- 100 gramas de castanha-do-Pará
- 2 colheres de manteiga- 150 gramas de cream cheese
- 4 cenouras
- Azeite de oliva extra virgem
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:Cozinhar as folhas de jambu no vapor por 2 minutos. Reserve.Cozinhar as cenouras fazendo delas um purê com a mateiga e temperar com sal e a pimenta do reino a gosto. Reserve.Tempere o cream cheese com sal e a pimenta do reino a gosto. Misture as castanhas cortadas (não muito pequenas).Refogar o camarão com cebola, tomate e coentro.

Montagem:Enforme uma forma de bolo inglês com as folhas de espinafre. Fazendo uma camada com o camarão, outra com o purê de cenoura e a última com o creme de queijo, levando ao freezer até seu congelamento (ou estar bem firme). Desenforme, corte a terrine em fatias e sirva com torradas.

Minhas dicas:
- Refoguei o camarão com pedaços de palmito de açaí.
- Eu mesma fiz as torradinhas. Como no restaurante fabricamos os pães, peguei alguns pãezinhos franceses, cortei em fatias bem finas e dispus em uma forma anti aderente. Reguei com azeite de oliva. Fiz uma misturinha de óregano com manjericão e espalhei sobre as torradas. Levei ao forno (180 graus) por 4 minutinhos. Ficaram perfumadas e divinas!

Um comentário:

***Sol*** disse...

E eu tenho que descobrir esse blog sozinha, dona Lorena?? Linda, muito feliz com o que li aqui, tudo c a sua cara, com a assinatura da Ló em cada cantinho! Amei a receita (ainda não tenho habilidade p pratos mais elaborados, mas um dia chego lá!) e morri de vontade de provar essa terrine! Será q rola uma de presente de aniversário? rsrsrs... PARABÉNS,AMORE! Não tão famosa quanto, claro, mas me atrevo a fazer minhas as palavras do chef Barbot: BEAUTIFUL!