quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Maçãs "primaveris"

Uma grande amiga curitibana fez um desafio bem bacana (daqueles que eu adoro): modificar um ícone das receitas de sobremesa: poached pears. Pêras cozidas no vinho tinto.
Aliás, Ana, permita-me dizer que tua cozinha é meu sonho de consumo. Não fosse por minha máquina Samsung, que vive dando problemas, teria fotografado mais.

A receita da Ana:

PÊRAS COZIDAS NO VINHO TINTO E ESPECIARIAS

Ingredientes:

4 pêras grandes, bem firmes

½ xícara de açúcar

1 garrafa de vinho tinto

1 pau de canela

1 colher de sopa de pimenta do reino

Raspas de 1 limão


Modo de preparo: - Leve a ferver o vinho com açúcar, as especiarias e as raspas de limão. - Descasque as pêras mantendo os cabos e leve-as a cozinhar no vinho, completamente cobertas. - Cubra-as com um prato para que fiquem totalmente submersas. - Ferva-as em fogo brando por 40 minutos, até ficarem macias. - Retire-as e ferva o xarope em panela descoberta por 10 minutos até espessar. - Sirva as pêras com sorvete, folhas de hortelã e pedaços de nozes.
A RECEITA DA LORENA (a abusada que alterou toda a linda receita da Ana)
Ingredientes:
4 maçãs grandes, bem firmes
½ xícara de açúcar
½ garrafa de vinho tinto
1 pau de canela
2 colheres de aceto balsâmico
Raspas de 1 limão
Um anis estrelado e sementes de papoula (!!!! - é isso mesmo: sementes de papoula)
Modo de preparo: - Descasque e corte as maçãs em fatias. arrume no fundo da panela. Despeje o vinho, o açúcar, as especiarias(somente o anis e a canela) e as raspas de limão e leve-as a cozinhar no vinho, completamente cobertas.
- Ferva-as em fogo brando por 20 minutos ou até ficarem macias (não deixe que as maçãs se quebrem).
- Retire-as e reserve. Vai sobrar aquele "caldo" na panela. É o xarope (do sumo das maças, vinho e demais ingredientes). Deixe no fogo por mais 10 minutos até espessar.
A sobremesa é servida assim: disponha as maçãs, regue com o xarope e jogue um pouco de sementes de papoula. Sirva quente, com sorvete...

Nenhum comentário: