quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Freud explica: sexo e chocolate

Ok, ok... eu só queria um motivo para falar de Sex and the City. Desde que soube que o quarteto mais charmoso de Manhatan voltaria, sou um poço de ansiedade. Eu admito. Outra paixão, entretanto, é tão new yorker quanto o Sex and the city: PETIT GATEAU (em bom francês, o significado é "pequeno bolo").

O petit gâteau é um delicioso bolinho de chocolate de casca crocante e recheio cremoso. Criação francesa, popularizou-se nos restaurantes de Nova York na década de 90 e chegou ao Brasil em 1996.

Ok, ok... sem mais delongas, pulemos à receita:

INGREDIENTES:

1 1/4 xícara de chá de manteiga

3/4 xícara de chá de açúcar

3/4 xícara de chá de farinha de trigo

250 g de chocolate meio amargo em pedaços

5 gemas

5 ovos

MODO DE PREPARO:
Unte 12 forminhas com 7 cm de diâmetro com manteiga e reserve.Aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela refratária apoiada sobre uma panela com água bem quente, sem ferver, derreta o chocolate e a manteiga, mexendo delicadamente. Numa tigela grande, misture com uma colher de pau as gemas com os ovos e o açúcar. Junte o chocolate derretido e a farinha aos poucos, mexendo bem. Distribua a massa nas forminhas. Asse por 15 minutos. Retire do forno e desenforme. Se desejar, sirva com sorvete de creme.

Dica:A temperatura do forno deve ser a mais alta possível, e sempre preaquecido. Por exemplo, se a temperatura do forno caseiro atingir 370ºC, asse os bolinhos por 5 minutos. Se a temperatura estiver em grau mais baixo, como 250ºC, aumente o tempo de forno para 7 minutos. Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo.


2 comentários:

Aycha disse...

Ai que vontade. Comer pettit gateau assistindo sex and city! Hum...

Anônimo disse...

Que saudade do sex and the city. Tenho uma dica para quem não quiser entrar na cozinha: tem um petit gateau da Parmalat que é muito bom, tb. Viva a praticidade!
Beijo, Lori. Ana.