quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Ah... Fudges!


Não tenho o menor pesar em confesar-lhes que sou louca por chocolate.

Lá em Manaus, num dos dias do Congresso da Abrasel, havia algo muito interessante sobre a mesa de sobremesas, durante um almoço. Eram pequenos quadradinhos de chocolate. Compactatos. De cara, achei que eram brownies. Experimentei um e... me apaixonei. Aliás, eu e Fabio comemos uns montes.

Tentei lembrar o nome. Não fazia muito tempo que escrevera um artigo sobre chocolate para uma revista, da qual sou colaboradora gourmet. Bingo! Fudge... Fudges de chocolate.

Debrucei-me sobre o primeiro livro de Gastronomia que encontrei e descobri que, bem, lembram daqueles bombons de caramelo que grudam nos dentes? Aquilo é uma espécie de fudge. Um fudge de leite!

OS chineses alegam que o doce (fudge) foi inventado na China... coisa de mais de mil anos. Mas, historicamente falando, há resgistros de que o fudge foi resultado de um lote de caramelo, feito em fevereiro de 1886, nos Estados Unidos, que saiu "arruinado" (daí o nome dado ao doce, já que a palavra "fudge" também significa "arruinar").

Fiz uma receita em casa... Mais simples, impossível. Não tinha como fotografar, mas ficou muito parecida com a foto que peguei de um site. Nem seria possível fotografar depois... não sobrou um único pedaço.


A receita é bem simples. Ei-la:

1 lata de leite condensado

3 colheres de chocolate em pó (usei barra de chocolate meio amargo)

1 pitada de sal

1 colher (das de sopa) de manteiga

1 colher (das de café) de essência de baunilha

1 xícara de açúcar

1 xícara de castanhas picadas


Modo de fazer:

1. Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até desprender do fundo da panela. 2.Retire do fogo e bata com uma colher de pau até perder o brilho. 3.Forre uma assadeira com papel manteiga e despeje. Alise e deixe esfriar. Depois corte em pedacinhos e tire com cuidado da forma!

Nenhum comentário: